quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Samba ou Pagode? Eis a questão!

Karla Ikeda é a melhor blogueira inerte que eu conheço. Manja muito de pagode, já trabalhou em assessoria de imprensa na área. Pena que ela escreva sobre o assunto tão ocasionalmente. Ontem ela saiu do armário e dissertou sobre a diferença (ela existe, afinal de contas?) entre Samba e Pagode. Reproduzimos aqui seu texto na íntegra. Mas não deixem de acessar seu Blog Ki Comunica, que recomendamos muito.

Karla Ikeda, do blog Ki Comunica, autora do texto abaixo

Estava fuçando uns e-mails antigos e desenterrei esse, que era um texto para ser enviado para o blog BiS da MTV... Tão antigo (2009/2010 acho), mas tão atual que resolvi postá-lo aqui. O que acham?


Já comentei aqui que tenho uns amigos de odeiam pagode, né? Então, foi discutindo com uma amigooooona que me veio a inspiração para esse post! Irei contextualizar:

- Vamos pro pagode, galera?
- Nem morta, Káká... Fui em um enganada no sábado... me falaram que era samba e era um pagode horrível!
- O grupo que tava tocando que era ruim, vou num legal, juro!
- Não tem pagode bom...
- Você tá sendo preconceituosa... Que feio!

Daí, no dia do fatídico pagode, nossa outra amiga foi me buscar em casa e falou que precisava passar na casa dessa com quem discuti porque ela ia também! Fiquei tipo o caminho todo perguntando "Mas ela vai mesmo?! Mentira! Você tem certeza?!" ... Sim, ela tinha certeza e quando a menina entrou no carro começou uma nova discussão:

- Vou beber todas pra aguentar esse pagode viu!
- Para! Você vai gostar!!!!
- Pô! Adoro samba, mas pagode não dá!!!
- ........ (pensando) Tá... mas qual a diferença?
- Ah! Sei lá, pra mim tem um monte de gente em cima do palco é pagode!
- .............................

Desculpem minha ignorância, mas, para mim, samba e pagode é tudo igual (aiii vão chover comentários me xingando)!!! Pra mim é tudo é batucada e "A batucada, a batucada te pegou, meu amor! Firma na palma da mão!!!".

Esses dias li na internet: "Por que o ExaltaSAMBA toca pagode e o Zeca PAGODINHO toca samba?" ... Mas... Quem disse?
Na teoria da minha amiga, o Demônios da Garoa seria pagode (são várias pessoas no palco! pensem!)... E, talvez, muita gente torcesse o nariz para eles, só porque seria pagode... mas torcer o nariz para eles seria meio ridículo, né? São os Demônios da Garoa, afinal!

Tenho impressão que a mídia elege umas pessoas e fala "Isso é samba! Isso é cult! Gostem disso!", normalmente é o pessoal mais velho: Zeca, Demônios, Fundo de Quintal. É aquele pessoal que tem história, que tá na batalha faz tempo, que já existia quando não existia preconceito com o samba. Os jovenzinhos são pagode, salvo exceções como o Dudu Nobre e o Diogo Nogueira, por exemplo, mas a biografia deles explica (Dudu é afilhado de Zeca, Diogo é filho de João Nogueira... E o comentário não foi maldoso não, viu fãs? Gosto dos dois - principalmente do Diogo gatinho pronto falei! - , mas é um fato isso que eu estou falando).

Acho que eles devem fazer isso com os grupos novos porque acham que vai ser só modinha, sabe? Tipo... Já já sai o vocalista para tentar carreira solo e o resto do grupo desanda ou eles se metem em escândalo e acaba o grupo, aquelas coisas que também já comentei na minha apresentação, que até faz sentido as pessoas comentarem, mas que não ter nada a ver super valorizar. Vai ver que, quando os pagodeiros de hoje forem velhinhos, eles virem sambistas e as pessoas parem de torcer o nariz!

Enfim... Eu não sei direito a diferença de samba e pagode... Eu juro que eu queria discursar mais sobre isso, mas não sei! Eu sou meio lesada para esses rótulo... Sei lá a diferença entre rock'n roll, hard core, emocore ou psy, trance, electro... Aliás, para mim, é simplesmente isso: rótulos!!! No final é tudo música!!!

Para mim tem samba/pagode bom e samba/pagode ruim... Aquela história do conjunto: presença de palco, repertório e blá blá blá! Abri essa discussão mesmo para expor minha opinião (ou minha não opinião) e deixar espaço para quem souber a diferença entre samba e pagode e afins vir aqui me explicar... Serei muito grata, inclusive!

Ahhhh!!! E deixa eu contar da tal da minha amiga!!! Bebeu demais mesmo, mas curtiu, viu? E digo mais!!! Cantou os pagodes, dançou e ATÉ xavecou os pagodeiros!

Pronto! Entreguei!!! E fuuuuuuuuui!!!!!

Vou em refugiar no Afeganistão pra não ser assassinada por uma amiga com vergonha de sua vida exposta na web! Mando textos de lá!

Nota 2012: Agora tá na moda colocar música popular (sertanejo, pagode, funk, forró e até technobrega) nas trilhas das novelas... As pessoas têm escutado com menos preconceito ou, talvez, esse preconceito esteja mais velado... Mas aposto que a ainda tem muita gente que pensa como essa minha amiga aí, que ainda é minha amiga. Que não me mandou pro Afeganistão quando eu disse que ia publicar o texto, mas que talvez ainda me mande, visto que, na verdade, na verdade mesmo, ele só está sendo publicado agora... Amiga, te amo!  

1 comentários:

https://www.youtube.com/watch?v=gAjuMgwdFb8 pagode não e samba

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More