sexta-feira, 23 de março de 2012

Wesley Safadão - O Nascimento de uma Estrela

Desde que Emanuel Gurgel reiventou a forma de tocar forró com sua Mastruz com Leite, que o ritmo aguarda para invadir o Brasil como um todo. Com o DVD gravado em Salvador e lançado pela Som Livre os Aviões do Forró tentaram, mas não conseguiram. Agora é a vez de Wesley Safadão e a banda Garota Safada tentarem. O título do DVD gravado no Chevrolet Hall de Recife no último dia 10 não poderia ser mais ilustrativo a cerca das intenções, "Uma nova história".


Faz tempo que este cabaré aposta no Safadão como o primeiro astro do forró em nível nacional desde o tempo de Luiz Gonzaga. Assisti o show e depois conversei como diversas personalidades, todos formadores de opinião e todos concordaram comigo.

Um dos indícios mais contundentes de que isso se concretizará é a própria figura de Wesley. Para quem praticamente o viu crescer dentro da banda Garota Safada (ele canta desde a adolescência, quando substituiu emergialmente um cantor que debandou de uma hora pra outra) e acostumou-se desde cedo com sua imagem, talvez nem observem mais isso, mas ele é de uma androginia absurda.

Quem vê ele entrar no palco, com aquele rosto e cabelos quase femininos, toma um choque sensorial ao escutar seu vozeirão. O cara é pop desde o primeiro fio de cabelo escovado até o dedo mindinho do pé esquerdo.

Some-se a isso - e que por si só já não é pouco, o fato de ser jovem, ter talento como vocalista, postura de palco impecável, instinto formidável na hora escolher o repertório e um alto investimento em mídia e temos um astro pronto para as massas.

Outro aspecto da banda Garota Safada que está cada vez mais chamando a atenção e o som e os arranjos das novas músicas. É clara a evolução em direção de uma sonoridade mais flexível a influências externas. No disco "Forró na balada" tem até uma faixa com uma pegada de reggae, ouça "Chá pra relachar" e comprove. O sertanejo, só depois que adquiriu essa flexibilidade que conseguiu romper seu nicho.

Antigamente, por exemplo, música sertaneja só entrava em trilha sonora de novelas com temática rural, hoje em dia tornou-se música urbana, ou seja, é a nova música pop brasileira. O forró caminha nesta direção e a banda Garota Safada está na vanguarda desta tendência.

Lógico, tem muita gente torcendo contra. O mercado do forró está crivado de abutres. Só que os abutres tem somente ambições financeiras ou no máximo puramente ególatras. Wesley Safadão também é ambicioso, mas sua ambição é artística. Ele quer conquistar o Brasil e possui a determinação dos vencedores.

Por tudo isso e muito mais, afirmamos sem medo de errar e parafraseando o astro: avisa que ele está chegando.

34 comentários:

Sinto em não concordar.Wesley é só mais um cantor de forró num universo de milhares e para chegar aos pés do Véio Lua,ainda vai ter de comer muita poeira!Aliás,atrevo-me a dizer que essa tal estrela forrozeira ainda está por nascer...Safadão não tem traquejo nem presença de palco para programas televisivos,vide sua desastrosa passagem pelo Domingão do Faustão,onde deu uma de Joelma-na sua banda só quem é brilha é ele e fez Márcia Felipe de backing-vocal.Honestamente,não vejo nada demais nesse cantor.

O mercado do forró está crivado de abutres. Só que os abutres tem somente ambições financeiras ou no máximo puramente ególatras. Wesley Safadão também é ambicioso, mas sua ambição é artística. Ele quer conquistar o Brasil e possui a determinação dos vencedores.


Por tudo isso e muito mais, afirmamos sem medo de errar e parafraseando o astro: avisa que ele está chegando. COM CERTEZA E COMO TEM ABUTRE VOANDO POR AI INCOMODADO COM O SUCESSO DO WESLEY SAFADAÕ. DALI GAROTA SAFADA PARABENS PELO SUCESSO. ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MUITO TUDO ISSOOOOOOO.

A Banda Garota Safada é Wesley Safadão! Ele é a estrela da banda sim, e sempre foi assim, cantoras na GS sempre foram peças de apoio, Mara, Elayne, Marcia, acabaram saindo da banda por quererem visibilidade. O mesmo acontece no sertanejo universitário, eles gravam músicas de forró, e convenhamos que é muito parecido com forró, e a exemple de Luan Banana e Gusttavo Lima e Você, são estrelas e não precisam de cantoras.

por favor..sejam sinceros e digams e a garota hj so não é a banda que é graças a marcia felipe, ela sim alavancou essa banda que hoje é consagrada no mercado da musica, cantor por cantor xandy e wesley praticamente são a mesma coisa, hoje eu sei diferenciar a voz de um e de outro mas quando comecei a ouvir garota safada praticamente não tinha como distinguir um do outro..sinto muito se tem pessoas que querem criar um mundo em que garota safada é a melhor por conta de wesley, deixando de lado grandes nomes do mundo forrozeiro que ajudaram a levantar o grupo..vejam elayne é um grande nome, mara deu um up grade no furacão e marcinha deu uma nova roupagem para o forro do muido, não tem como saber se wesley e xandy são bons ou não praticamente ninguem nunca viu nenhum dos dois em outros projetos a não ser oq a grande maioria esta acostumado a ver..

Orrrxe. Quando? Onde? E com quem?
- Pois, Marcia Felipe quando surgiu no cenario forrozeiro foi pra substituir quem? R- Solanja. Ela chegou porque a outra tava de bucho e ia parir. Onde? No Aviões! Ela se destacou porque sua voz era muito, mas muito parecida com a de quem? R- Solanja. Garota é Wesley tal qual Aviões é Sol e Xandy. GS nunca teve destaque em voz feminina, e provavelmente nunca terá, a voz da bunda, ops, da bunda é dele, Safadão.
E mais, Aviões pôs no repertorio a musica do Muido, po##a, parece a mesma coisa, as vozes da Sol-anja e da Marcinha ainda são parecidas.
Seguindo o seu raciocinio então podemos concluir q tanto faz Aipim ou Macaxeira, se a voz do Xandy e so Safa e a Sol e a Felipe são meramente iguais, então tanto fazia uma quanto a outra?

eu fico confuso com essa história... moro em salvador, aqui o aviões tem a mesma força que as grandes estrelas do axé. já a garota safada, pelo menos aqui, não representa nada. calcinha preta, as coleguinhas e cavaleiros do forró tem muito mais apreço popular do que a garota safada. até hoje a garota só conseguiu fazer pequenos shows por aqui, no máximo pra 5 mil pessoas. agora com a gravação da musica empinadinha com léo santana, aumentou um pouco a visibilidade da banda pelo fato da musica ter a batida do pagode baiano, mas fora isso...
então quando vejo esses tipos de comentários enaltecendo a garota safada, eu fico achando que quem escreve é maluco...
só posso falar isso. com o que acontece onde eu vivo. a garota pode fazer muito sucesso, mas de Sergipe pra cima. da Bahia pra baixo a coisa é diferente.
by; @bruno90o

wesley pode até conseguir essa tal "fama", mas não por talento porque ele é uma cópia adolescente do xand. e sim na grana como o povo desse pais aceita qualquer coisa, quem tem grana consegue ser o que quiser ele é um artista fabricado como milhares que existem nesse mundo e nada mais que isso ele não tem essência, personalidade, e o principal verdade, seu repertório é baseado no que vende e não no que ele acredita, quer um exemplo de artista de verdade em tempos de comécio musical. "adele" em meio a milhares de artistas fabricados ela canta muito e canta a sua verdade, paula fernandes é outro exemplo, em tempos de sertanejo plástificado muito que copiado das bandas de pop rock, ela vem com o seu sertanejo raiz e romantico dos tempos de roberta miranda e consegue conquistar a todos. as duas artistas que eu citei tiveram grande investimento pois sem dinheiro não se faz nada. só que a grande diferença é que o dinheiro aliado a 'verdade artistica' isso é uma coisa que ninguém consegue superar. outro exemplo é simone e simaria, elas sim poderiam quebrar todas barreiras do preconceito contra o forró, porque existe verdade em seu trabalho.

Cara, na boa, Garota Safada não tem pique pra bater com outras grandes e hoje nem mais o Aviões tem. Como se o mundo do forro fosse só Garota e Aviões, esquecendo outras bandas muito boas como Solteirões, Cavaleiros, Magníficos... Dessas a GS não chega aos pés de nenhuma e nem a trupe da A3. GS teve um ano bom com vários sucessos, mas foi só um ano.

O Aviões apesar de ter tido um ótimo repertorio entre o volume 3 e 2010 e agora está decaindo muito e velozmente, o repertorio está péssimo de músicas ruins e em sua maioria mono-silábicas como o "sucesso(??)" enfica ou com letras/arranjos horríveis e a Solange mal canta, e quando canta tá cantando mal, sem contar a banda que tá com um som péssimo, ouvindo os volumes 3, 4 e 5 e a porcaria que cantam hoje nem parece a mesma banda.

Pra mim nem Garota nem Aviões são essas coisas todas, Solteirões dá um caldo nelas e nem é das melhores hoje. Hoje o Aviões só vive de nome, igual jogador aposentado em atividade (já era hora de ter se aposentado e agora tá descendo a ladeira). E a GS foi aquele jogador estrela que prometia tanto e que se apagou antes mesmo de mostrar serviço.

A GS deixou passar o bonde ao focar em ser maior que o Aviões e, ao mesmo tempo, se tornar uma copia genérica da banda do Isaias, a estratégia foi (e continua sendo) errada e equivocada, em vez de se diferenciar e criar uma identidade ela faz é o contrário que foi investir em querer desbancar o Aviões como o numero #01, sendo que o Aviões já não é numero #01 faz muito tempo. Pra mim tanto a estratégia da GS como da A3 estão equivocadas, não conheço o pessoal de estratégia comercial e de marketing das duas mas estão pisando na bola, principalmente o da Luan pisando muito feio.

Caso o pessoal da Social Music saiba (e acredito que sabem) conduzir a carreira da verdadeira megasena da virada acumulada de 20 anos que caiu no colo deles chamada de Simone e Simaria em breve, mas muito breve mesmo, Aviões e Garota Safada serão apenas história.

Hoje o Aviões só vive de nome, igual jogador aposentado em atividade (já era hora de ter se aposentado e agora tá descendo a ladeira) ISSO É MAIS DO QUE UM FARO CONCORDO PLENAMENTE AVIOES JA ERA. FALOU E DISSE TUDO.

Hoje o Aviões só vive de nome, igual jogador aposentado em atividade (já era hora de ter se aposentado e agora tá descendo a ladeira) ISSO É MAIS DO QUE UM FATO CONCORDO PLENAMENTE AVIOES JA ERA. FALOU E DISSE TUDO.

parece que vão fikar as duas pra tras e o timpin insistindo em uma coisa que praticamente so ele acha..

Vai ser babão assim não sei aonde... Garota Safada já não está tão em evidência quanto esteve em 2010/início de 2011 não, meu fio. A banda é boa, mas MENOS.

"Caso o pessoal da Social Music saiba (e acredito que sabem) conduzir a carreira da verdadeira megasena da virada acumulada de 20 anos que caiu no colo deles chamada de Simone e Simaria em breve, mas muito breve mesmo, Aviões e Garota Safada serão apenas história"
rapaz, o cara falou tudo... Simone & Simaria são o futuro do forró!!!
by: @bruno90o

Garota é Garota e o resto é o resto.

Rapaz eu concordo com alguns comentarios. O primeiro, sem dúvida sou contra a este narcisismo em cima do safadao, como uma banda q quer ser a amelhor do planeta perde marcia felippe? Uma cantora simplesmente completa. Jah em relaçao ao repertorio eu acredito q o da GS é superior ao da Avioes, pessoal essa música: enfica nao existe. Concordo tmb que as coleguinhas são iluminadas e vão fazer mto sucesso. Enfim com relação a bandas de forró, eu continuo curtindo muito a Calcinha Preta, q mesmo após tantas reformulações sempre acerta na escolha final, está aí que não me deixa mentir Ana Gouveia, um espetaculo de cantora.

SENDO QUE EXISTE UM DIFERENCIAL ENTRE AS 2 BANDAS QUE ESTÃO ESQUECENDO, QUE PELA BANDA GAROTA SAFADA JA PASSOU VARIAS CANTORAS E SAI PARA CANTAR EM OUTRAS BANDAS O WESLEY CONSEGUE MANTER O SUCESSO DA SUA GAROTA SAFADA E FAZER COM QUE ELA CRESÇA NO MERCADO FORROZEIRO,AGORO SE UM DIA A SOLANGE SAIR DA BANDA AVIOES DO FORRO PARA SEGUIR EM NOVOS PROJETOS OU ATE CARREIRA SOLO EU JA NÃO SEI SE O XAND VAI CONSEGUIR MANTER O SUCESSO DO AVIOES COM É HOJE, SABEMOS QUE NINGUEM É INSUBISTITUIVEL MAS TEMOS QUE RECONHECER QUE UMA BOA PARTE DO SUCESSO DO AVIOES DEVEM A SOLANGE ALMEIDA E O XAND SOZINHO NÃO IRIA MANTER O SUCESSO DA BANDA. RESUMINDO A SOLANJE É A GALINHA DOS OVOS DE OURO DA A3 E DO AVIOES DO FORRO.#FOTO E PONTO.#

FATOOOOOOOOOOOO A MAIS PURA VERDADE CONCORDO PLENAMENTE.

mas cara ver ai...garota so ta onde ta por causa das grandes cantoras q por ali passaram, avioes tbm ja ñ é mais essa coca cola gelada q td mundo qr repertorio escroto desde daquele volume sete, garota cresceu muito nos ultimos tempos mas venhamos e convenhamos q a GS ta seguindo o msm rumo..

Quem foi o imbecil que disse que a passagem do Garota Safada pelo Faustão foi desastrosa? Sinceramente, esse ou essa vagabundo (a) não conhece de media treinee. Não considerar 8 músicas tocadas AO VIVO (na segunda vez que a banda fez o Faustao) como uma boa ação... é reconhecer que não se sabe reconhecer que Wesley é muito mais que a própria banda Garota Safada. E dizer que a imunda que sequer lavava o cabelo e que fede feito um gamba (marcia fellipe) estava pra banda tão quanto ele está... É ser realmente sem noção. Wesley Safadão é o cantor - garota safada é apenas músicos e ballet.

a verdade estar no forro do muido que com certeza não vai fazer o mesmo sucesso que era com a saida das coleguinhas e a entrada da Marcia felipe nunca mais vai ser a mesma coisa a A3 pode contratar ate a xuxa para a banda que não faz mais sucesso quando tinha simone e simaria.# FATO# POR ISSO É QUE O SUCESSO DA GAROTA SAFADA ESTAR COM WESLEY E NÃO NAS CATORAS QUE PASSARAM POR LA.AGORA AVIOES JA NAO SE PODE DIZER A MESMA COISA E QUE VAI MANTER O SUCESSO SE UM DIA A SOLANGE DEIXAR A BANDA E SEGUIR OUTROS RUMOS.

cara eu tbm acho que garota vai crescer e muito, mais sempre vai ficar faltando algo pq o forro nao é como por exemplo banda de axe que só um cantor ou cantora comanda e pronto acho que com o tempo mesmo com o sucesso que garota vai fazer vai ficar faltando mais uma voz pq eu acho que fica muito chato um show todo so com o safadao e que nem o xande, zé cantor ou rai cantando so acho que garota tava perfeito com a Marcia Fellipe eles faziam uma dobradinha muito boa e acho que essa era a receita pra garota ficar no topo, eu acho que o safadao devia parar pra pensar nisso

Concordo com o último comentário. É complicado julgar o Wesley pelo fato de ele ter maior visibilidade na banda, afinal a banda é familiar, ele é o dono e sempre terá maior visibilidade. Mas o fato é que ele terá que dispor da simplicidade que ele certamente já possui pra manter uma cantora de peso ao seu lado, confiando e dando a visibilidade que a cantora de forró acaba tendo naturalmente em todas as outras bandas. Posso dizer de sua simplicidade porque estive num show em Horizonte-Ce, no qual a Marcinha cantou á seu lado mesmo após a saída da abanda e ele a elogiou e desejou muito sucesso. Cabe à ele na escolha da nova cantora ver nessa nova aposta uma continuação que perdure, porque mudança de cantora causa descredibilidade numa banda que quer alcançar um cenário nacional- E vai alcançar. Sou fâ do Garota desde sempre e só desejo sucesso e sabedoria na escolha de uma cantora aos pés da banda e do Wesley que infelizmente não é o caso da Dany, que é muito boa, mas não combinou com a voz do Wesley e com o estilo da banda...

SENDO QUE A MARCIA FELIPE SO SAIU DA GAROTA SAFADA POR QUE COM CERTEZA A A3 PAGAU MUITO CARO PRA ELA ENTRAR NO MUIDO QUE PENA QUE O MUIDO NAO VAI SER A MESMA BANDA QUE ERA COM A SAIDA DAS COLEGUINHAS SIMONE E SIMARIA.

Já fui fã dessa cantora que vocês falam, no tempo que ela cantava no Furacão do Forró. Ela e seu ex marido, Leo, faziam sucesso e conseguiram estourar todas as faixas do primeiro CD. Marcia Felipe tem um personalidade forte, o que agrada a uns e outros não. A figura, imagem dela já te diz isso. Na GS o fato é, a maioria dos fãs, repito, FÃS, são mulheres, essas vão ao show ver Wesley, cantar com esse, por isso o peso sempre será Wesley. Nenhuma cantora teve destaque na GS, e como já dito antes "provavelmente não terá", Marcia canta muito, forte presença de palco, mas não tinha espaço pro tamanho dela na banda.
Estive num bastidor do show da GS em julho do ano passado. Na época (não sei hoje) tinha uma produtora com milhões de preocupações para o caramim exclusivo, disse exclusivo do Safadão e dois seguranças na porta. O outro camarim não tinha disso, era pra (grifo) cantora e as dançarinas. Como nessas festas os bastidores são lotados, todos queriam entrar no camarim do Safadão. Enquanto que em volta da Marcia Felipe (não a desmerecendo) não havia esse enxame pra ela. Acho muito conveniente que ela tenha procurado seu espaço e maior reconhecimento.
GS é Wesley, "as mina pira" é com o Safadão. Sim, tem que ter voz feminina. Acho que a WS/Luan poderia apostar numa cantora não conhecida e claro com talento, para que essa possa fazer seu nome junto a banda e ganhar cara.

SENDO QUE EXISTE UM DIFERENCIAL ENTRE AS 2 BANDAS QUE ESTÃO ESQUECENDO, QUE PELA BANDA GAROTA SAFADA JA PASSOU VARIAS CANTORAS E SAI PARA CANTAR EM OUTRAS BANDAS O WESLEY CONSEGUE MANTER O SUCESSO DA SUA GAROTA SAFADA E FAZER COM QUE ELA CRESÇA NO MERCADO FORROZEIRO,AGORO SE UM DIA A SOLANGE SAIR DA BANDA AVIOES DO FORRO PARA SEGUIR EM NOVOS PROJETOS OU ATE CARREIRA SOLO EU JA NÃO SEI SE O XAND VAI CONSEGUIR MANTER O SUCESSO DO AVIOES COM É HOJE, SABEMOS QUE NINGUEM É INSUBISTITUIVEL MAS TEMOS QUE RECONHECER QUE UMA BOA PARTE DO SUCESSO DO AVIOES DEVEM A SOLANGE ALMEIDA E O XAND SOZINHO NÃO IRIA MANTER O SUCESSO DA BANDA. RESUMINDO A SOLANJE É A GALINHA DOS OVOS DE OURO DA A3 E DO AVIOES DO FORRO.#FOTO E PONTO.#

Concordo em GÊNERO , NÚMERO & GRAU !
Ele chegou pra ficar trazendo o que há de melhor consigo , sem medo de errar Wesley Safadão está cada vez mais ousando o nosso ritmo de origem que é o forró.
Que DEUS continue abençoando cada vez mais a brilhante carreira desse cara que só tem á crescer nos palcos da vida (:
Tô muuuuuuito feliz com o sucesso e número de público que a banda garota safada vem arrebatando cada vez que lança algo novo.

Dizer que Wesley escolhe bem o repertório não concordo, o cara canta musicas como PUTA QUE PARIU E DEVOTO DA CERVEJA e tantas desse estilo, acho que ele ta em boa fase e devia rever oq anda cantando..E não acredito que vai ser como um novo LUIZ GONZAGA, menos seu timpim menos viu!!

Pessoas acetem o sucesso do Wesley Safadao e da Garota Safada, se eles estão conquistando o Brasil é pq tem meritos e capacidade, eles nao apareceram de uma hora para outra, nem copiando e nem pegando musicas de outra banda isso é OBVIO de quem escuta o cd dessa banda ! A voces invejosos so lamentos, aceite os fatos !
Luiz Gonzaga é o rei, Wesley Safadao é o principe e Garota Safada é a banda ;*

Pessoal eu acho que vcs estão subestimando a cantora márcia felippe. Vcs jah ouviram o show dela com o muido. Mto bom, o mais legal, é que a gente jah percebe o introsamento dela com o binha cardoso. Sinceramente não vow dar muito tempo pra o muidão ser o novo fenomeno do Brasil. Aguardem...

Será que só eu que prefiro o Forró Estourado por aqui? É uma das poucas bandas que vc pode claramente diferenciar das outras não só pela voz, mas pelos arranjos e as músicas próprias e não próprias que eles tocam de um jeito único no forró!

Rafael

MAXO DE LOGO O CÚ PRA GAROTA SAFADA TODA!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK....
NUNCA SERAO JAMAIS SERAÕ............

Wesley Safadao ja conquistou o BRAZIL todo




#chuuuuuupa

O forró não consegue ser sucesso nacional isso é fato. Tem um ou outro hit que estoura mas depois some, foi assim com Mastruz, Magníficos teve um impulso bom com Me usa depois caiu, Calcinha preta com a música de Abel e Norminha, Aviões com a música de Isis Valverde em Avenida Brasil, agora Garota Safada, mas nada duradouro de sucessos em sequência atingindo o topo nas rádios nacionais, não adianta querer iludir é como brasileiro que vai pro exterior se achando mas só vai cantar pra brasileiro, banda de forró quando sai do nordeste vai cantar na feira de São Cristovão fazer show pra nordestino, se apresentam em programas de tv, mas não sai disso.

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More