sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fecharam o Megaupload, se fecharem o 4shared a casa da música brasileira cai

Fecharam o Megaupload, um provedor de arquivos para downloads. Trata-se de uma campanha agressiva capitaneada principalmente pela idústria fonográfica junto ao congresso americano. Ao que tudo indica-se de uma das últimas e mais desesperadas reações de uma indústria decadente contra a pirataria. Acontece que se lá fora a pirataria é um problema, aqui no Brasil é o contrário, a pirataria foi uma solução. Se a medida se estender e, por exemplo, se fecharem o 4shared, será uma tragédia para a música brasileira. O tecnobrega, o forró, o arrocha e o pagode baiano, só nos ater a esses quatro exemplos, dependem deste site para sobreviverem enquanto mercado e infraestrutura para a criatividade.


Vamos listar aqui quatro exemplos de projetos fundamentais para esses quatro gênenos citados, que serão varridos do mapa caso o 4shared seja deletado.

Tecnobrega

A mais de três anos, o Capitão Alberto comanda, apartir do escritório de Departamento Pessoal de uma madereira do inteiror do Pará o site Tecnomelody.com. Inicialmente um site que postava links para download, em pouco tempo virou uma febre e atualmente virou um ponto de encontro de milhares de fãs de tecnobrega, que interagem no chat, ouvem músicas em streaming ou prográmas de web rádio. O tráfego diário atinge uma média de cinco mil acessos diários.

Forró

Existem dezenas e mais dezenas de comunidades no Orkut para downloads de shows e discos promocionais, mas a Rede Forrozão a N.1 tem quase duzentos mil membros e milhares de atualizações diárias. Praticamente todos os shows de forró são gravados e todos são postados imediatamente nesta comunidade. A prática acabou se tornando um hábito, a pessoa assiste ao show e quando chega em casa já baixa pra poder escutar. Tanto que os grandes fãs de forró praticamente nem escutam mais os discos promocionais, mas sim os shows mais recentes.

Swingueira (pagode baiano)

Adoro Meu Pagodão é outra comunidade que virou febre, tem fãs e tornou-se um grife. Até camisetas com o logotipo da comunidade existe e são sorteadas em promoções. O projeto evoluiu para um site atualmente muitas bandas pagam taxas para terem seus lançamentos em destaque no perfil oficial. O espaço também é utilizado para a divulgação de notícias e também de shows, como ocorre com o forró

Arrocha

A exemplo de Alberto do tecnobrega, Marcelinho também começou sua comunidade Acervo Arrocha sem ter sequer computador ou conexão em casa, fazendo tudo clandestinamente apartir de seu trabalho. Inclusive essa história já foi contada aqui. Clique e confira a Fantástica Fábrica de Arrochas. Essa comunidade inclusive contribuiu em muito para e evolução do arrocha, um ritmo que até em seu próprio estado, ainda é visto com desdém. E talvez justamente pela liberdade proporcionada pela falta de patrulhamento, seja um dos ritmos brasileiros que mais inovam e que mais influência subreptícia acaba causando em outros gêneros, chegando até no sertanejo.

Por enquanto parece que a ficha não caiu pra esse pessoal. Se a campanha dos políticos americanos for levada em diante e por um azar burocrático a próxima vítima após o Megaupload for o 4shared, o estrago terá proporções incalculáveis. É preciso se antecipar, os donos dessas comunidades - e das outras também - devem mobilizar seus membros e seguidos a fazer bastante barulho nas redes sociais, porque os burocratas americanos não sabem nem onde fica o Brasil, quanto mais que aqui se ouve arrocha, swingueira, forró e tecnobrega.

6 comentários:

Fala Timpin! Ainda há uma solução. Os artistas todos criarem conta no palco mp3. Mas senão fizerem isso, aí fudeu tudo!

Num primeiro momento você tem razão caro amigo, mas é bom fazer duas ressalvas. Uma que é o palcomp3.com que pra mim, é a maior fonte para downloads das minhas músicas.
Agora, todo mundo vai se fuder com esse negócio de fecharem os provedores de download mas por outro lado, pode ser o incentivo para que se criem empreendimentos assim aqui no Brasil.

Douglas, só pra corrigir o q vc postou, se esta lei passa nos estados unidos nada mais se cria na rede, toda a internet trafega(passa)pelos estados unidos, se eles colocarem esse controle, de inicio será só música e filme, mas depois será muito pior que a China, hoje toda rede eh livre, sem fiscalização de sensual, o projeto retira exatamente isso, a liberdade da internet!!! Internet livre!!!! Viva @nonimous

exelente essa medida só assim as bandas vão parar de cantar musicas dos outros e ficar gritando repertorio novo. usufruindo das musicas de pequenas bandas porque sabem que vao espalhar pela net

Rapaz, o 4shared nem tanto. Agora se derrubar o mediafire e Hotfile ai a casa cai pra nois gravadores.
Mas sempre fica a opção de hospedar os shows em servidores proprios.

Tentei criar uma ferramenta para evita isso, uma maneira de ajudar os artistas a divulgar o trabalho
Independente

Trata-se de uma ferramenta de pesquisa de musica em todos os sites provedores de arquivo, caso algum saia do ar, pode-se encontrar o que esta hospedado em outros sites

http://arqhost.kalatalo.org/

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More