quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sertanejo 2011 - Os 10 melhores discos

2011 foi o ano em que a música sertaneja consagrou-se como a mais executada no país. Pra quem achava que era uma onda passageira, os sinais apontam para o contrário. Este ano o gênero passou a dialogar com o funk, o forró e o arrocha, num claro sinal de que estamos diante do nascimento da nova música pop brasileira. Desta vez sem influências da música americana ou inglesa, mas sim um ritmo genuinamente nacional, o que de tabela, significa ter potencial planetário. O estou do hit "Ai se eu te pego" é apenas a ponta de um iceberg que só cego não enxerga.

10 - Paula Fernandes - Ao Vivo

Com seus multiplatinados CD e DVD, Paula Fernandes foi a grande vendedora de discos do ano. Sua bem sucedida turnê nacional, no entanto, recebeu muitas críticas, não só quanto à frieza da cantora no palco, mas também quanto a seu comportamento em diversas ocasiões. Fosse essa lista uma corrida de Fórmula 1, Paula ficaria com um ponto, quase uma honra ao mérito devido ao fato de seus gráficos de venda estenderem a sobrevida das grandes gravadoras por mais um ano.

9 - Michel Teló - Na Balada

De longe o artista que mais torrou dinheiro em mídia, jabá e autopromoção no ano. Este disco lançado no fim do ano representa bem o que Michel Teló fez de sua carreira em 2011: uma metralhadora giratória atirando pra tudo quanto é lado, na ânsia de se tornar o maior cantor do Brasil. Tem moda de viola, sertanejo universitário, reggae e até música eletrônica, com a infame "Eu Te Amo e Open Bar", o maior tiro no pé dos últimos tempos. Mas verdade seja dita, "Humilde Residência" é uma das melhores músicas do ano.

8 - Grupo Tradição - Tô de Férias

Ex-banda de Michel Teló, o Tradição teve que recomeçar do zero depois da saída do cantor – seguida de uma debandada geral dos outros músicos, com exceção do guitarrista Wagner Pekois. Com a formação rejuvenescida e sob a liderança do novo vocalista Guilherme Bertoldo, a banda ralou dois anos na estrada para azeitar este show, registrado no CD e DVD gravado no Balneário de Camburiú. Um disco impecável, daqueles que com o passar dos anos será um dia redescoberto e cultuado como obra prima.

7 - Humberto & Ronaldo - Romance

Humberto & Ronaldo são daquela duplas improváveis, quando até os primos próximos recomendam a tentativa de uma faculdade ou um concurso qualquer. Um cara como eu e você, sem nenhum atrativo físico vistoso e um negão acima do peso. Os caras tiveram que pisotear o conceito de apelo visual através da música. Conseguiram com um disco que revelou uma das melhores músicas do ano, "Chega Mais Pra Cá", de cujo quilate até Gusttavo Lima quis tirar uma lasquinha, participando da gravação.

6 - Bruno & Marrone - Juras de Amor

Únicos medalhões presentes na lista, Bruno & Marrone se redimiram com esse disco do fracasso de público e crítica que havia sido o disco anterior. Com um repertório que resgata a dor de amor dos velhos tempos, "Juras de Amor" ainda traz consigo um fato curioso: foi o único disco entre os dez melhores do ano, que foi produzido pelo outrora festejado Dudu Borges. Fosse ano passado, ele ocuparia metade das posições. O fato é que esse álbum comprova a longevidade da dupla, considerados os padrinhos da nova geração.

5 - Munhoz & Mariano - Ao Vivo em Campo Grande

Há de se descobrir o que existe na água de Campo Grande que faz com a cidade produza tantos talentos. Munhoz & Mariano, com apenas dois anos de carreira profissional, praticamente estreiam com este disco irretocável, repleto de pérolas do início ao fim. A dupla também se destaca em suas performances ao vivo através do mais completo domínio sobre a plateia, cada vez mais lotada de fãs histéricas, que surtam perante a cada vez mais famosa dança de Mariano. Carisma é o ponto forte desses caras.

4 - Fred & Gustavo - Então Valeu

Sem a menor sombra de dúvidas, este foi o projeto mais ousado de 2011. Uma dupla relativamente desconhecida do grande público recolhe-se em uma fazendo no Mato Grosso do Sul para compor novas músicas. O resultado foi este disco gravado ao vivo em Uberlândia, 100% inédito e 100% autoral. Com a letra longa e rebuscada de "Lendas e Mistérios", Fred & Gustavo representam a esperança de uma renovação estética na musica sertaneja. Coragem e bala na agulha pra isso eles comprovaram que tem, através desse disco.

3 - Luan Santana - Ao Vivo no Rio

Luan Santana, por ser o primeiro grande astro da música sertaneja a extrapolar as fronteiras do gênero, sempre tem que matar um leão a cada disco. Amado e odiado em iguais proporções, a cada novo lançamento fica aquele clima de "agora ou nunca". Amparado por uma competente produção, "Ao Vivo no Rio" cumpriu a promessa e mais: é a grande prova de que a nova música pop brasileira nascerá da matriz criada pela moderna música sertaneja. Queira os detratores ou não, Luan veio pra ficar.

2 - Victor & Leo - Amor de Alma

Assim como Bruno & Marrone, Victor & Leo vinham de um disco fraco. Desta vez, ao invés de terceirizarem a produção, assumiram por completo as rédeas do projeto e criaram esta joia, que supera até o cultuado "Borboletas". A poesia de Victor Chaves está cada vez mais sofisticada e a intimidade dele com seu violão, cada vez mais estreita. Em um ano infestado pelo chamado "sertanejo de pegação" este disco é um oásis, a capa não podia ser mais representativa: um céu claro pra contrastar com a negritude dos singles com letras de qualidade duvidosa.

1 - João Carreiro e Capataz - Lado A Lado B

Há anos que João Carreiro & Capataz são a grande promessa da música sertaneja. Onze, de cada dez profissionais do meio, apontam eles como a dupla predileta. Depois de amargarem uma geladeira de dois anos na gravadora Som Livre, eles voltaram para a independência ou morte e presentearam a todos os amantes da boa música não com um, mas dois discos. São quarenta músicas divididas no Lado A, acústico com músicas de raiz; e no Labo B, com músicas com a pegada moderna que lhe é característica. Mesmo com este catatau de músicas, não tem gordura sobrando, é só filé. Apesar de não ter nem dois meses de seu lançamento, este disco é desde já um grande clássico da música brasileira como um todo, um disco histórico que tem tudo para implodir o preconceito e a má vontade que a crítica cultural dita oficial tem para com a música sertaneja. Victor & Leo já abriram uma fresta nesse sentido, mas os brutos vão com certeza enfiar os dois pés e escancarar tudo.

18 comentários:

Meu ídolos... Vão arrebentar com esse novo trabalho... Grupo Tradição - Tô de Férias ... Amooooo d++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Bruno e Marrone tinha que ta no Top 3 hein...rsrs....Assinado! Abs!

Fernando e Sorocaba Acústico ficou fod* também... Acho que tinha espaço aí. E o Munhoz e Mariano que foi lançado em 2010 tá rodado já, fora isso tá justo! Boa matéria.

Grupo Tradição - Tô de Férias arrasou. Que orgulho desses meninos.

Aeeeeeeeeeeeeee João Carreiro e Capataz vai com tudoo esse ano!!! Que lindossss!

Victor e Leo são os melhores. Sempre serão.

Aline, saiba que nunca, que jamais! Perdoarei o seu sumiço. Sinto sua falta, porra! Vc cativa depois some...

Tá, mas, é a 1ª vez que posto aqui! rss.. Sou super fã de Victor e Leo e achei esse post por acaso quando estava procurando listas ^.^

O Luan Santana e o Grupo Tradição Adoroooo *_* S2

Victor & Leo fizeram muito bonito em "Amor de Alma". Muito mesmo!

Ver os amores nessa lista... mais que felicidade, é um orgulhoo!

Tradição arrasando com o To de Férias!

TradiFamilia ♥

Tipo...faltou Gusttavo Lima aí....dois excelentes discos em pouco mais de um ano e meio, maior parte das musicas composicao própria...e não precisou tirar casquinha do Humberto e Ronaldo (aliás, que eu gosto muito) pois já tem há muito mtempo brilho proprio

Que orgulho que tenho do Grupo Tradição e do Michel Teló *-*
amo demaais <3
by: Amandicks Tradição :)

o melhor e com um toque de superação é o cd e dvd tô de ferias do grupo tradição e um destaque para o cd e dvd na balada de michel teló e o cd amor de alma de victor e leo.abraços alexandre.

E Jorge e Mateus? Que blog sem noção.

Que disco Jorge & Mateus lançaram em 2011?

El mejor estilo de música de su país
Saludos desde Argentina

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More