sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Banda Calypso no Orkut Ao Vivo - Chimbinha fala algumas verdades sobre o mercado musical brasileiro

Ontem Chimbinha e Joelma participaram do Orkut Ao Vivo, um programa de entrevistas ao vivo que o site promove semanalmente, comandado pela cantora baiana Gilmelândia, ex vocalista da Banda Beijo. Entre uma trivialidade e outra, quando a entrevistadora perguntou sobre a questão da pirataria, Chimbinha fez uma expressão séria e disse que hoje em dia a pirataria não é mais o principal problema e tocou no assunto que nosso blog martela desde o inicio do ano através do Wikileaks do Forró: a regravação de músicas de artistas pequenos, por artistas já consagrados.

O Selinho de Chimbinha em Joelma, outro ponto alto da entrevista

Chimbinha tem moral e conhecimento de causa para tocar nesse assunto. Sempre valorizou seu fiel time de compositores e nunca foi envolvido em nenhum escândalo de cópias ou de plágio, muito pelo contrário, já teve um CD inteiro roubado por um ex-empresário inescrupuloso, que montou uma banda xerox da Calypso.

Com relação à internet e aos downloads, o guitarrista salientou que isso é uma ferramenta de divulgação excelente para os novos artistas. Ferramenta que não existia na época em que sua banda era iniciante e que enfrentavam agruras mil para se fazerem conhecidos. Inclusive, Joelma contou que quando estavam em dificuldades financeiras nas turnês, eles paravam em postos de gasolinas nas BRs e vendiam os CDs para os caminhoneiros, matando dois coelhos em uma só machada: conseguiam dinheiro pra comer e sua música viajaria o Brasil com os compradores. Internet da idade da pedra, por assim dizer.

Segundo Chimbinha, o esquema de regravações é muito mais grave, porque além de impedir que novos artistas cresçam, contruindo um repertório próprio que lhe confira uma identidade artística, ainda prejudica os compositores. Como os discos não são comercializados, mas sim distribuídos gratuitamente, a lei do direito autoral é burlada. Desta forma, se impõe quem tem maior poder de investimento, com capacidade de produzir mais discos gratuitos e pulverizar o mercado. O resultado é a tendência de surgir um monopólio de uma meia dúzia de grandes nomes de destaque, em detrimento dos novos artistas, da inovação e da diversidade.

O CD Promocional em si é uma invenção fantástica, inclusive já falamos sobre isso no post A Arte de estragar uma boa idéia (clique aqui), onde explicamos como a ganância comercial de alguns empresários perverteu essa inovação. O pior é que esta prática, que surgiu no forró, acabou contaminando também a música sertaneja. Sem citar nomes, Chimbinha exemplificou com o caso da banda baiana de forró Estakazero, que tem duas músicas lindíssimas, com as quais poderiam estourar nacionalmente, mas que foram regravadas por artistas sertanejos já consagrados, e que por isso continua anônima no resto do Brasil.

A solução deste problema é uma questão urgente, para o bem da música brasileira como um todo e o primeiro passo é que ela seja debatida. O Orkut Ao Vivo é um programa de Internet e não de televisão, mas tem alcançe nacional e Chimbinha foi o primeiro a abordar este tema numa mídia deste nível. Antes éramos solitários em bater insistentemente nesta tecla em nosso Cabaret. Agora, pelo visto, estamos com Chimbinha do nosso lado. Talvez agora possamos alimentar um fiapo de esperança de que nosso grito seja finalmente ouvido. Obrigado Cledivan... Isso é Calypso!!!

Assista abaixo a entrevista na íntegra.

6 comentários:

Concordo plenamente. O Estakazero tem uma identidade musical muito própria, que pode ficar restrita somente ao nordeste. Rogo que isso não aconteça, mas com este tal esquema, tudo pode acontecer.

Como encontrar a solução pra este tema?
Bem, O ECAD já é um sistema falido (isso todo mundo sabe), que a distribuição dos Cd's foi revolucionária o timpin já bateu nessa tecla diversas vezes, no entanto, para os compositores só vejo uma solução: COMPRAR OS DIREITOS DAS MÚSICAS, as bandas tem que ajudar os compositores, se não a fonte seca!

Concordo Plenamente Chimbinha e Joelma sempre estão acima disso...e tudo que ele falou é verdade..eu particularmente também sou contra esses tipo de regravação!

Tá certíssimo ! Hoje tá muito difícil vender CD's ! Nem Luan Santana vende 500 mil cópias num Trabalho em Pré-Venda coisa que a Banda Calypso fazia em 2055, 2006 ! Acorda BRASIL !!! Temos que dar valor aos nossos artistas

Paulo, o ECAD não tem nada a ver com isso. A reclamação do Chimbinha é válida porque um compositor já conhecido, que edita suas músicas, cobra, em média, R$ 800,00 para autorizar a tiragem de 1000 cópias de um disco com uma gravação de uma música sua. Isso quer dizer que se o disco vender 100 mil cópias, o compositor de cada música do disco deveria ganhar, em média, R$ 80.000,00. Só que o compositor pequeno, que não tem a ajuda de uma editora, por não ter poder de barganha, dá a autorização de gravação para um cantor famoso gravar a sua música sem cobrar nada por isso. Aí o cara vende 3 milhões de discos e não paga nada pro compositor.

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More