sábado, 30 de julho de 2011

As canções da esperança sertaneja de um futuro melhor

A idéia surgiu de uma conversa informal entre amigos e de uma reclamação em comum, artistas sertanejos que fazem regravações de músicas de qualidade duvidosa, com o único intuito de fazerem um sucesso efêmero. Um artista novo, que grave uma canção de letra apelativa, com intuito de de chamar os holofotes para si, pode-se até dar um desconto, agora artistas consagrados fazerem o mesmo é inadmissível.
A dois meses atrás publiquei um texto intitulado "Por um help para a música sertaneja" onde apontava o risco que o gênero sofria caso não apostasse em uma salto evolutivo qualitativo após a consagração popular de sua vertente mais moderna. No texto, fiz uma comparação meio que estapafúrdia, mas formalmente funcional, com a trajetória dos Beatles. Pois de lá pra cá a coisa só piorou. No momento em que nomes como Michel Teló e Jorge & Matheus abdiquem da qualidade em prol do sucesso pretensamente fácil, o risco de que influenciem os novos artistas a cada vez mais e mais fazerem o mesmo e grande e quem perde é a música sertaneja como um todo.

Mas como sentar na porteira da invernada e reclamar da magreza da boiada não resolve nada, resolvemos tomar a iniciativa de preparar uma coletânea de músicas de novos artistas que na contramão da tendência, estão investindo em qualidade e que representam uma esperança para o gênero. Artistas que com essa atitude podem até serem prejudicados num curto prazo, mas que com isso qualificam suas carreiras e semeiam um futuro digno para si mesmo. O debate foi quente e a escolha do repertório foi árdua, devido aos diferentes pontos de vista dos participantes, mas por fim o resultado ficou bacana. O CD foi postado em um provedor e já pode ser baixado por quem se interesse a saber o que de bom - em nossa opinião, claro - anda sendo feito na música sertaneja, à margem da mídia.

O título da coletânea é igênuo, ambicioso e utópico: Movimento Libertário Sertanejo. Mas libertar-se de quem? Bem, fica a escolha do freguês. Não somos donos da verdade e estamos longe de querer ter a pretensão de ditar o que as pessoas devem ouvir ou não. Somente achamos que as pessoas devem conhecer o que anda sendo produzido no underground e que devido ao fato de não estar inserido na "máfia do jabá" não é executado exaustivamente nas rádios ou não aparece na TV.

Pessoal, cliquem aqui > Movimento Libertário Sertanejo < E ouçam as canções da esperança sertaneja de um futuro melhor. E espero que algum artista leia o "quase-manifesto" Por um Help para a música sertaneja e seja o nosso Bob Dylan ou quiça, o nosso Neil Young ou Creedence Clearwater Revival. Já falei em outras praias e outros carnavais, sou um filho da mãe otimista e esperançoso.

PS.: Em breve uma resenha crítica do CD.
PS2.: Acessem o blog do Yago, foi lá que tudo começou. Foi ele o REGENTE DA COLETÂNEA. Lá tem o set list caso você queria se certificar se vale a pena sacrificar seu tempo e sua banda em fazer o download

1 comentários:

Já criei minha pastinha do Movimento Libertário Sertanejo, boa coletânea apesar do tema em comum "dor de corno", fica cada vez mais difícil separar o joio do trigo em meio aos tantos lançamentos da atualidade, provavelmente por haver mais joio que trigo...rsrs

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More