segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Timpin agora é colunista do jornal O Liberal, de Belém do Pará



Quem me segue no Twitter ( @cabaredotimpin )já sabe, desde a semana passada que virei colunista no jornal O Liberal, de Belém do Pará. A primeira coluna foi impressa no jornal da terça-feira. No sábado era pra sair minha segunda coluna, mas por problemas de espaço, acabou não saindo. Para que a coitadinha não fique perdida nos escombros digitais das caixas de e-mail, vou postar aqui para que vocês possam ver.

É necessário levar em conta que foi escrita para o público paraense e no dia 14 de agosto, no caso sábado passado. Assim que obter autorização do pessoal d´O Liberal, posto as outras aqui também.


Magníficos e Garota Safada - um encontro de gerações

No show que ocorrerá amanhã no Cidade Folia, Belém terá a oportunidade de assistir os shows de dois grandes expoentes de duas importantíssimas gerações da história do forró. A geração que modernizou e popularizou definitivamente o gênero é representada pela banda Magníficos. Já a atual geração, que está pela bola oito de estourar nacionalmente, tem na Garota Safada, sua principal aposta.

Os veteranos da Banda Magníficos estão comerando 20 anos de uma carreira que é emblemática acerca do quanto a música pode ser um meio de ascenção social e uma fonte de belíssimas histórias de vida. E também do que pode acontecer quando se dá um instrumento musical para uma criança pobre.

Foi o caso do moleque Jotinha que morava em Monteiro, no interior da Paraíba e ganhou de seu pai uma safona de 60 baixos. Enquanto trabalhava como engraxate e vendedor de picolé, foi tentando tirar clássicos como "Asa Branca" e "Mulher Rendeira" e acabou dominar com maestria o intrumento, a ponto de animar seus irmãos a também aprenderem a tocar algo e montarem uma banda.

Entre esse começo casual e a gravação do primeiro CD independente em 1995 foram cinco anos de trabalho árduo e de uma esperta administração por parte de Jotinha, que investia na banda tudo que ganhava do seu emprego de menor estagiário, que conseguiu no Banco do Brasil aos quinze anos. Tanto que parou de tocar para apenas empresariar a banda, já com o nome Magníficos que ele achou num dicionário.

O primeiro disco fez sucesso apenas nas cidades vizinhas, mas o segundo foi um grande sucesso em todo o nordeste, puxado pelo hit "Meu Tesão é você" e no terceiro já estava na Sony Music. De lá pra cá a banda sempre manteve sua vitalidade e relevância no mercado. Hoje à noite apresenta no Cidade Folia seu show da turnê A Preferida do Brasil, na qual - segundo a vocalista Walkíria Santos - o romantismo impera. No repertório, as três músicas novas que estão sendo muito bem aceitas pelo público: "Diamantes", "Vou Chorar" e "Tá na Cara".

Mas atração da noite que promete arrastar uma multidão para o Forró Fest é o next big thing - termo usado na imprensa extrangeira que numa tradução livre soaria como "próxima grande banda" - do forró, a Garota Safada. Isso se já não é a maior banda da atualidade. No mês do São João foram mais de cinquenta shows. Todos eles concorridíssimos e com lotação esgotada.

Na esteira sucesso arrasa-quarteirão de "Tentativas em Vão" apresentará nesta noite seu novo repertório, capitaneado pela nova música de trabalho "Escravo do Amor", que já recorde de downloads em diversos servidores da Internet.

Aparentemente o som da Garota Safada não tem muita coisa de inovador. Onde está então o diferencial? Sem a menor sombra de dúvidas na figura de seu vocalista Wesley Safadão, que reúne talento, carisma, juventude, beleza e uma forte presença de palco. Mas não é só isso. O megasucesso da banda também se deve ao trabalho de formiguinha empreendido pela nova geração de fãs conectados nas redes sociais. Geração composta majoritariamente por meninhas que passam o dia inteiro escutando Garota Safada e enaltecendo os dotes físicos de seu vocalista de cabeleira fashion twitando, no Orkut ou no MSN.

E as meninhas adoram a bunda de Wesley Safadão. As menininhas veneram a bunda de Wesley Safadão. Estou falando aqui de uma faixa etária para a música realmente importa em suas vidas.

A festa de hoje promente esquentar. O passado sempre presente e o futuro forró reperesentados por essas duas bandas que não costumam fazer feio, a Garota Safada com seu repertório constatntemente renovado e a Magníficos com músicas inteiramente próprias, o que não é comum no meio. Pensar em faltar a uma balada dessas seria como tentar viver sem respirar ou apagar a chama de um vulcão. Pena que não estou em Belém.

1 comentários:

Eita que agora o Homi vai virar um capitalista,vai começar a receber em espécie por suas ótimas traçadas linhas,por que até então o Homi vivia só contando o dinheiro do buzão..rs.rs.rs..
È isso aí TimPim,como já diria o poeta,quem acredita sempre alcança,e você sempre acreditou no que fez mesmo quando ninguém botava fé,vc. foi lá e conseguiu convencer Deus e o Mundo que aquele era o Caminho,bom Deus acho que tú já convenceu,e o Mundo vc. já está conseguindo convencer com a tua teimosia..rs.rs..
Grande abraço e boa sorte nessa nova empreitada!

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More