quarta-feira, 19 de maio de 2010

Agora tem um Tambor Digital rufando em nosso favor

Desde que começei meu trabalho em divulgar a musica original brasileira e tentar derrubar o preconceito que existe com relação a ela, conheci muita gente interessante, fiz amigos até, coisa que nem imaginava que iria ocorrer, mas teve um fato que nem de longe, nem meus delírios mais insanos, poderia cogitar. André Forastieri abraçou a nossa causa.

Em vários textos ele já pontuou em algumas frases nosso ponto de vista. Em dois textos no entanto, foi explícito em manifestar seu apoio. Um foi no ano passado, na época da premiação do VMB da MTV. O título, linkando original, é Filosofando no VMB. Essa semana ele voltou ao tema, ao comentar uma matéria sobre artistas sertanejos que foi publicada na Folha Ilustrada.

Para se dimensionar a importância desse apoio a nossa se causa, é necessário um breve resumo da biografia desse cara.

André Forastieri começou como editor chefe justamente da Folha Iustrada, isso nos anos 80 contando com 22 anos. Foi sumariamente demitido por causa de uma frase, na qual brincava que o Brasil só iria pra frente depois que alguém desse um tiro em Regina Cazé. Parece que ela leu e não gostou.

Depois disso fez história na extinta revista musical Bizz. Sua matérias lá marcaram um geração. Mas marcante mesmo foi a revista que ele criou depois de abandonar a Bizz para seguir suas convicções (se é que dá pra dizer que as tem) editoriais: a Revista General. Foram dezeseis edições que venderam pouco, mas praticamente todo mundo que comprou, as tem guardadas até hoje. Muita gente montou fanzines inspirados por ela. Timpin foi um deles.

Caleidoscópio era o nome do meu fanzine. Foi uma das épocas mais legais da minha vida.

Quando a General quebrou Forastieri descobriu o Ovo de Colombo, uma revistinha pequena e barata, destinada ao público infantil que curtia Mangá e desenhos japoneses. Cavaleiros do Zodíaco, Pokemon, essas coisas. Ganhou muito dinheiro e reinvestiu a grana numa editora, a Conrad. E a Conrad desde então passou a ser uma das editoras mais inovadoras do mercado editorial brasileiro.

Hoje ele já não faz parte mais desta editora. Tem sua própria empresa, a Tambor Digital, onde edita revistas de tecnologia, video games e a Movie, sobre cinema. André Forastieri é um visionário e tem muita gente importante, formadores de opinião inclusive, que presta muita atenção em tudo que ele fala.

Ter um cara desses do nosso lado é muito, mas muito importante.

6 comentários:

Isso aí Tinpim! eu não fiz fanzine nenhum, mas tenho minha coleção de General. S[o perdi minha fitinha k-7 com blur e smashing pumpkins. Agora uma pergunta: quem era Cipriano Boemia?

Pena que essa boneca do "Forastieri" não soube nem respeitar um ícone do Rock: Rinnie James Dio.

Aliás, Ronnie James Dio.
Grato pela oportunidade de opinião.

De onde saiu a pergunta "Quem era Cipriano Boêmia"? Esqueceram o acento e também que estou vivo! rsrsrs

Cipriano boemia era simplesmente uma pessoa adorada por tds

Cipriano boemia era simplesmente uma pessoa adorada por tds

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More